37ª Moenda da Canção

Moenda retorna em grande estilo

Festival contou com quase 5 mil pessoas presencialmente e ótima qualidade nas composições.

Após dois anos de saudade entre público e artistas, a Moenda da Canção voltou em grande estilo. Com as dependências do Ginásio Municipal Caetano Tedesco lotadas, o festival teve ótima qualidade musical, muita emoção e shows arrebatadores.

A primeira noite já foi marcada pela grande inovação. A Moendinha abre o palco consagrado da Moenda para os jovens talentos da música regional. No caso para as jovens cantoras que foram predominantes interpretando todas as oito músicas da competição. A participação das mulheres cantoras sempre foi uma característica da Moenda. Na Moenda da Canção, além de Fernanda Lopes, melhor intérprete, o palco recebeu ainda Juliana Spanevello e Analise Severo, além de Adriana Sperandir e Márcia Freitas que cantaram os hinos do Estado e do município, e Luiza Barbosa o hino nacional. Ela também foi apresentadora da Moendinha junto com alunos das escolas municipais.

Dafne Magnus, cantando Dança dos Trigais, foi a vencedora da categoria Mirim e Maria Fernanda Costa, da Juvenil, interpretando Amorável. A noite ainda reservava a 11° Moenda Instrumental. Um espetáculo de virtuoses e ritmos que empolgou os espectadores. Tus Besos, um candombe de Fernando Leitzke, e Canivete Suíço de Samuca do Acordeon, uma chacarera, foram as classificadas para final. Ao fim da sexta-feira (12), Renato Borghetti Quarteto deram a pitada final de encanto à noite.

No sábado subiram ao palco 14 músicas interpretadas por grandes nomes da música regional brasileira. Tuny Brum, Fernanda Lopes, Roberto Borges, Jean Kirchoff e Analise Severo, Pyetra Hermes, Cícero Gonçalves, Zebeto Corrêa, Juliana Spanevello, Ricardo Bergha, Pedro Guerra, Kako Xavier, Maurício Barcelos e Jader Duarte trouxeram toda a diversidade de ritmos que é uma marca da Moenda. Junto a eles grandes instrumentistas Ao fim, após o espetacular show de Zé Alexanddre, vencedor do The Voice Brasil + e integrante do júri junto de Maria Luiza Benitez, Renato Júnior, Diego Müller e Paulinho Goulart, 10 composições foram anunciadas para a final.

No domingo a ansiedade tomava conta do Ginásio. A medida que as canções eram apresentadas a vibração do público aumentava. E a ansiedade também para saber quem seriam as vencedoras. O show do grupo MAS BAH, com vocais afiados e um repertório cheio de clássicos, músicas autorais e muito bom humor, antecedeu a premiação. Odilon Ramos e Arli Corrêa, perto das 23h30, anunciaram as vencedoras.

Confira os vencedores:

35ª Moenda da Canção e 11ª Moenda Instrumental

1º lugar – Saudade Açoriana, de Érlon Péricles, na interpretação de Jean Kirchoff e Analise Severo.

2º lugar – Pescador de Soles, de Nino Zanonni, na interpretação de Roberto Borges.

3º lugar – Do Galpão da Alma, de Maurício Barcellos e Jader Duarte que também foram seus intérpretes.

Melhor música instrumental – Tus Besos, de Fernando Leitzke

Melhor música na opinião do público – Canjinjin, de Ivo Ladislau, Martim César e Kako Xavier, interpretada por Kako Xavier.

Melhor intérprete – Fernanda Lopes em O Pampa é Um País no Coração.

Melhor instrumentista – Renato Popó, baterista em Tus Besos.

Melhor melodia – Pescador de Soles.

Melhor arranjo – Tus Besos.

Melhor letra – A Luz de Uma Canção, de Martim César.

1ª Moendinha da Canção
1º lugar Categoria Juvenil – Maria Fernanda Costa, cantando “Amorável”
2º lugar Categoria Juvenil – Vitória Heck, cantando “Busca”
1º lugar Categoria Mirim – Dafne Magnus, cantando “Dança dos Trigais”
2º lugar Categoria Mirim – Valentina Corrêa, cantando “Um Canto à Terra”
Patrocínio:
DaColônia Alimentos Naturais
De Mello Incorporações
Arroz Massulo
Qualicoco
Financiamento: PRÓ-CULTURA – Governo do Estado do Rio Grande do Sul

“Pescador de Soles” levou o 2º lugar do festival e também o prêmio de Melhor Melodia

 

“Do Galpão da Alma” recebendo a premiação de 3º lugar da 35ª Moenda da Canção